terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Verdadeira Origem do Natal

http://cdn.slidesharecdn.com/ss_thumbnails/natal-111127065532-phpapp01-thumbnail-4.jpg?cb=1322377784
Hoje em dia, sempre que se fala do Natal é quase sempre na sua versão do Catolicismo. Contudo as origens desta celebração estão muito para além do que hoje realmente se festeja.

Esta celebração, em que os católicos celebram o nascimento de Cristo, surgiu muito antes do seu nascimento.

http://4.bp.blogspot.com/-jtsJzzVwIvs/VJGu09I6HrI/AAAAAAAAAR4/PxT_mLDLMMo/s1600/sol%2Binvictus.jpgEsta celebração tem origem na festividade pagã em honra do sol (deus sol invencível) que coincidia com a altura do Solstício de Inverno. Ora, depois do nascimento de Cristo, durante aproximadamente 3 séculos o Natal ainda não era celebrado pelos cristãos.


Nessa altura, como se tentavam converter os pagãos ao cristianismo, um papa decidiu instituir o Natal como celebração cristã em 354 d.C. como o nascimento de Cristo. E foi aí que o Natal começou a ser celebrado pelos cristãos na sua vertente cristianizada, e perdura até aos dias de hoje.

A antiga celebração pagã era realizada por volta de 17 a 22 de Dezembro (coincidente com o solstício de Inverno como referido anteriormente), e portanto a data de 25 de Dezembro estava próxima o suficiente para ser adoptada na sua versão cristã.
 Apesar de os católicos alegarem que o dia 25 é o dia em que Cristo nasceu, isso está longe de ser verdade, como provado por vários textos divulgados em todo o mundo.
http://3.bp.blogspot.com/-oAUkUAWsHWg/UqYy2V59hYI/AAAAAAAAGuE/eVwirZ3SJ9w/s1600/saturnalia.jpg
Vale a pena lembrar que a maioria das festividades cristãs têm a sua verdadeira origem no paganismo pré-cristão e que foram introduzidas no cristianismo numa tentativa de conversão dos pagãos.