quinta-feira, 21 de julho de 2016

As Brumas de Avalon - O Filme

 http://i.imgur.com/JxdBJvx.jpg

"As Brumas de Avalon" é um filme levado a cabo numa parceria entre os EUA, Alemanha e República Checa, com o roteiro de Gavin Scott baseado na obra literária com o mesmo nome de Marion Zimmer Bradley.
https://umcafeoudois.files.wordpress.com/2015/01/as-brumas-de-avalon.jpg 

O filme, também exibido no formato de mini-série de 3 episódios, foi dirigido por Uli Edel e teve como principais atores  Anjelica Huston (Viviane), Julianna Margulies (Morgana) e Edward Atterton (Rei Artur).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEir5TIJKN1aNEvPdoVpnQO3dBEUGy6_k0VDsxO05C1rWIWUFOoMioC4ZCVwl4hiQuv371W4UF5hzpc0Sd7gfTzuUH3oGXP0D0ChKQngzonTqpd6kjHXOiPn7bjtiv0FlbXW4UAtgqpjiqUT/s320/mistsofavalon.jpg
 O filme, tal como a obra de Marion Zimmer Bradley, retrata a Saga dos Cavaleiros da Távola Redonda e as relações entre o reinado do Rei Artur e a Ilha Sagrada de Avalon onde habitam as sacerdotisas da Antiga Religião.

http://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2015/10/5_imagem_2_morgana.jpg
Embora a palavra Wicca não seja mencionada no filme nem no livro, pois a época em que a ação se passa é muito anterior ao surgimento da Wicca como religião, o filme fornece uma boa perspetiva da vivência da Antiga Religião que serviu de base à Wicca dos dias de hoje. É um filme que retrata as práticas da Antiga Religião bem como as suas implicações e deveres, pelo que é um filme que aconselho vivamente, quanto mais não seja apenas pela história em si.

Se me perguntarem qual é melhor, se o livro ou o filme, sem dúvida que escolho o livro (4 volumes). Apesar dos aspetos principais estarem conservados no filme, o livro fornece muito mais detalhe e até mesmo partes da história que o filme não retratou (como por exemplo a reação de Morgana quando engravidou).

Mesmo para aqueles que não se identificam com a Wicca, o filme é muito bom e bem conseguido. Vale a pena assistir.