segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Mito das Bruxas Voadoras


Mais uma vez, as “bruxas malvadas” eram tidas como bruxas que voavam nas suas vassouras espalhando o mal pelo mundo! Para muitos esta descrição poderá ser apenas uma história inventada para povoar as mentes das crianças. Mas há uma boa explicação para tal história.

Na realidade a origem está longe de ser um mito. Não estou a dizer que as “bruxas” voavam ou voam mesmo, mas há uma explicação para esta especulação. Durante os rituais não tanto nos dias de hoje mas na antiguidade, e aqui não falo apenas de bruxas Wiccanas, eram muitas vezes ingeridos líquidos que continham substâncias alucinogénias. Ao ingerir tais misturas a bruxa experimentava a sensação de leveza e flutuação, daí imaginar estar a voar.


Entre as plantas com este tipo de efeitos e que era amplamente utilizada, está a atropa belladona. “Belladona” porque muitas mulheres a usavam para dilatar as pupilas, em pequenas quantidades, e assim parecerem mais belas. Contudo em grandes quantidades tem a capacidade de provocar alucinações.

Mito desvendado!